AM, SP + Genova & Palermo

10/15/2023

Saudações família Tomaselli!

Em dedicação a Fabio Tomaselli, residente em Manaus/AM e natural de Santos/SP, temos organizada a história da família desde o renomado comendador Tomaselli. São tantos dados interessantes com correlações preciosas que tal presente se estende a posteridade bem como para as outras ramificações desse notável antenato. Portanto, é bom que essa bela lembrança também se faça presente no mundo digital, para abrirmos as portas para outros familiares se beneficiarem da história organizada e acessível a um clique de distância. Em Outubro o aniversário é do nosso patriarca, mas o presente se estende para várias gerações ao emergir o vínculo histórico das raízes italianas a todos que fazem parte dessa grande familia, seja de sangue ou de coração, afinal, há elos que transcendem a fisicalidade da coisa.

Fabio Tomaselli natural de Santos/SP consolidou negócios em Manaus/AM. Mudou-se jovem e ergueu seu nome em Manaus/AM fortemente baseado no profissionalismo e confiabilidade de seu trabalho. Nada do que construiu é derivado de herança que sequer fez parte, suas conquistas são frutos de seu esforço empresarial. Criou três filhos e uma filha, ótimo pai e exemplo de vida.

Até então, a história comentada era que o comendador (bisavó) era italiano e pessoa de grande notoriedade, mas sem registros críveis da nacionalidade de Paolo (avô) e avó, cujas histórias se desvaineceram no passar das décadas. Ou seja, sabia-se até então que certamente o bisavó de Fabio era italiano e que quando criança, ouvia sua avo falando em italiano.

O pai de Fabio e seus tios prosseguiram por um tempo os negócios do avó após o falecimento deste, mas ocorreram embrólios empresariais encerrandoo as atividades com distanciamento dos irmãos, que seguiram caminhos distintos (situação oposta a da geração anterior, dos avós e tios-avôs). O pai de Fabio era primogenito, filho do primeiro casamento do avó com italiana "Carla".

Na realidade, consta um equívoco na certidão de nascimento do pai de Fabio, naquela época era comum abrasileirar os nomes de e ocorrer uma série de erros nos documentos, causando confusão e impedimentos na hora de sonhar com a cidadania italiana. Na verdade não era Carla e sim Carolina Clementina, que nasceu, casou (quando desquitou retonou para Itália e) teve óbito em Gênova. Os avos de Fabio casaram-se em San Pier d'Arena. Mas a história de Gênova não para por aqui. Ocorre que a sogra de Carla/Carolina também nasceu em Gênova. Paulo (avó) Fez o mesmo que seu pai Giuseppe (bisavô), casando-se com uma genoviana. Anna é esposa de Giuseppe, que era natural de Palermo. Portanto, são 3 italianos até chegar em Fabio Tomaselli: Giuseppe/José, sua esposa Anna e a nora desse, a avó do Fabio, Carla/Carolina. Contudo, os outros filhos do comendador temos noticias de serem italianos, como o irmão de Paolo, o Fillipo que inclusive foi seu sócio até falecer.

Atualizaremos em breve, pois tem muio o que somar a este enredo inicial!